Assembleia, com prefeitos da Ibiapaba, discute limites territoriais entre Ceará e Piauí

371 views
A AMI, (Associação dos Municípios da Ibiapaba) que tem como presidente o prefeito de Ipu Sérgio Rufino é uma entidade com nove prefeitos da Ibiapaba e mais seis da região, realizou mais uma Assembleia na noite desta quinta-feira, 18 de julho de 2019 na cidade de Tianguá.
O evento contou a presença da Deputada Augusta Brito(PCdoB), atual Coordenadora do Projeto Atlas de Divisas Municipais Georreferenciadas do Estado do Ceará, o deputado Queirós, além dos prefeitos de Ipu, Croatá, Tianguá, Carnaubal , vereadores, representantes e chefes de gabinete da região.
A reunião teve como principal pauta a Audiência Pública da Assembleia Legislativa – sobre os limites territoriais dos dois estados , Ceará e Piauí, um debate que aconteceu na Câmara Municipal de Carnaubal, região da Ibiapaba.
A disputa entre Ceará e Piauí surgiu após o Decreto Imperial 2012, de 1880, que alterou a linha divisória das então duas províncias. O Piauí conseguiu uma saída para o Oceano Atlântico, anexando o território de Armação (hoje o município piauiense de Luís Correia). Em troca, o Ceará ficou com as terras que hoje abrangem o município de Crateús. Foram convidados para a reunião prefeitos e vereadores dos municípios que serão afetados pela disputa territorial, representante da Comissão de Criação dos Novos Municípios da Assembleia Legislativa e da sociedade.
Informações: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Você também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais