Acento til; Acento diferencial de intensidade.

9 views

 

● acento do til – O til é usado para indicar nasalidade das vogais A e O e valerá como acento tônico, quando não houver outro acento na palavra: macarrão; propões; cãibra; põe; mãe.

● acento diferencial de intensidade – É o acento diferencial pelo acento gráfico (de intensidade) deixa de existir (agudo ou circunflexo) nas palavras homógrafas paroxítonas. Exemplos:

1) coa, coas (verbo coar e subst.: coação, ato de coar);

2) para (verbo parar) ≠ para ( preposição);

3) pela, pelas (v. pelar e substantivo: jogo, bola de borracha, ato de pelar) ≠ pela(s) {comb. Per + la(s)};

4) pelo (v. pelar), ≠ pelo ( comb. De per + lo);

5) pelo, pelos (subst.: cabelo, fio delgado) ≠ pelo {comb. De per + lo(s)}:

6) “Livrava-se da toalha, erguia-se da cadeira, já de calças e chinelas, nu da cintura para cima, e sacudia pelos, porque o barbeiro também lhe aparara os cabelos crescidos…” (Moreira Campos. A Gota Delirante, p.76, 2014).

7) “Ao entrar no banheiro, novamente sentia os pelos da coxa forte e cabeluda grudados pelo sêmen…” (Moreira Campos. A Gota Delirante, p.27, 2014).

8) pera (subst.: fruta, interruptor elétrico); pera (subst.: usada no composto perafita: grande pedra fincada no chão; monumento de pedra) ≠ pera (prep. Arcaica, ainda de uso oral popular);

9) pero (subst.:fruta; variedade de maçã; nome dado aos portugueses pelos índios) ≠ pero (conjunção antiga);

10) pola, polas (subst.: sova, pancadaria; galho pequeno) ≠ pola, polas {forma antiga de por + la(s)};

11) polo, polos (subst.: extremidade, jogo; gavião pequeno) ≠ polo, polos {formas antigas de por + lo(s) };

12) “Assim, grandes são as possibilidades de que, no curso da mensagem, desde sua geração por sua fonte até o polo terminal -pessoas e grupos- aflorem obstáculos…” (Vianney Mesquista. Arquiteto a Posteriori, p.22, 2013).

EXCEÇÕES: 1) pôde (v. poder, pret. Perf..) ≠ pode (v. pres. Ind.). 2) pôr (v.) ≠ por (preposição).

CUIDADO! Os monossílabos ás (tônico, carta de baralho) ≠ as (artigo plural, átono) e más (advérbio, singular de má) ≠ mas (conjunção) se incluem ao grupo dos monossílabos tônicos, portanto não entram na regra das paroxítonas.

 

 

 

Você também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais