● acento do til – O til é usado para indicar nasalidade das vogais A e O e valerá como acento tônico, quando não houver outro acento na palavra: macarrão; propões; cãibra; põe; mãe.
● acento diferencial de intensidade – É o acento diferencial pelo acento gráfico (de intensidade) deixa de existir (agudo ou circunflexo) nas palavras homógrafas paroxítonas. Exemplos:
1) coa, coas (verbo coar e subst.: coação, ato de coar);
2) para (verbo parar) ≠ para ( preposição);
3) pela, pelas (v. pelar e substantivo: jogo, bola de borracha, ato de pelar) ≠ pela(s) {comb. Per + la(s)};
4) pelo (v. pelar), ≠ pelo ( comb. De per + lo);
5) pelo, pelos (subst.: cabelo, fio delgado) ≠ pelo {comb. De per + lo(s)}:
6) “Livrava-se da toalha, erguia-se da cadeira, já de calças e chinelas, nu da cintura para cima, e sacudia pelos, porque o barbeiro também lhe aparara os cabelos crescidos…” (Moreira Campos. A Gota Delirante, p.76, 2014).
7) “Ao entrar no banheiro, novamente sentia os pelos da coxa forte e cabeluda grudados pelo sêmen…” (Moreira Campos. A Gota Delirante, p.27, 2014).
8) pera (subst.: fruta, interruptor elétrico); pera (subst.: usada no composto perafita: grande pedra fincada no chão; monumento de pedra) ≠ pera (prep. Arcaica, ainda de uso oral popular);
9) pero (subst.:fruta; variedade de maçã; nome dado aos portugueses pelos índios) ≠ pero (conjunção antiga);
10) pola, polas (subst.: sova, pancadaria; galho pequeno) ≠ pola, polas {forma antiga de por + la(s)};
11) polo, polos (subst.: extremidade, jogo; gavião pequeno) ≠ polo, polos {formas antigas de por + lo(s) };
12) “Assim, grandes são as possibilidades de que, no curso da mensagem, desde sua geração por sua fonte até o polo terminal -pessoas e grupos- aflorem obstáculos…” (Vianney Mesquista. Arquiteto a Posteriori, p.22, 2013).
EXCEÇÕES: 1) pôde (v. poder, pret. Perf..) ≠ pode (v. pres. Ind.). 2) pôr (v.) ≠ por (preposição).
CUIDADO! Os monossílabos ás (tônico, carta de baralho) ≠ as (artigo plural, átono) e más (advérbio, singular de má) ≠ mas (conjunção) se incluem ao grupo dos monossílabos tônicos, portanto não entram na regra das paroxítonas.