PROCEDIMENTO PARA ADOÇÃO DE CRIANÇAS EM IPU

316 views
O Ministério Publico, por meio da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Ipu recomenda os procedimentos a serem adotado em caso de Adoção de Crianças nos municípios de Ipu e Pires Ferreira (CE).
O MP recomenda aos médicos profissionais da área de saúde, diretores e responsáveis por maternidades e estabelecimentos de atenção à saúde, bem como aos membros do Conselho Tutelar, que comuniquem imediatamente à Vara da Infância e da Juventude local os casos que tenham conhecimento relativo a gestantes ou mães de crianças recém-nascidas que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção, visando a tomada das providências cabíveis.
Recomenda-se ainda que os hospitais e maternidades, através de uma articulação com os órgãos municipais encarregados do setor de saúde e assistência social, desenvolvam programas ou serviços de assistência psicológica à gestante e à mãe, no período pré e pós-natal, inclusive como forma de prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal, devendo ser prestada a mesma assistência às gestantes ou mães que manifestam interesse em entregar seus filhos para adoção
Se necessário o Ministério Público tomará as medidas judiciais cabíveis para assegurar o fiel cumprimento da presente Recomendação, sem prejuízo da apuração de eventual responsabilidade daqueles cuja ação ou omissão resultar na violação dos direitos de crianças e adolescentes tutelados pela Lei nº 8.069/90. ex vi do disposto nos arts. 5º. 208, caput e par. único, 212 e 213, todos da Lei nº 8.069/90.
A recomendação foi encaminhada para várias instituições de Ipu e Pires Ferreira para ampla divulgação. Fonte: IN.

Você também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais