A distância ou à distância

8 views

A distância ou à distância – Usa-se a distância sem crase, quando a distância não vier determinada, especificada, visto que confirma o uso da simples preposição em. Exemplos: 

  1. Quando ele viu a meninada a distância, parou de repente = Quando ele viu a meninada em distância, parou de repente.
  1. “O moço assegurava que, lá para os lados do seu sertão (indicava a distância com a mão) já começara a chover.” (Moreira Campos. A Gota Delirante, p.108, 2014). 
  1. “Bem que me expressei…. 

Vamos dar pouco tempo a nossa distância…” (Alfredo Pinto Júnior. Arte de Descrever, p.64,  2017). 

NB.: No exemplo 3, a crase é facultativa, porque distância vem especificada por pronome possessivo feminino, o que faculta o uso da crase. 

 

  • usa-se à distância com crase, quando a distância vier determinada, especificada. Exemplos:
  1. Ele postou-se à distância de um tiro de baladeira. 
  1. “Lá estava o cão, dentro do cercado, deitado à distância de um alguidar de comida”. (Machado de Assis. Quincas Borba, p.39, 2012). 
  1. “À distância de  500m se sentia o cheiro da fumaça das fornalhas dos engenhos…” (Airton Marinho. Uma Vida e Outros Escritos, p.24, 2015). 

NB.: Mesmo nestes casos, há grandes autores que usam sem crase, o que não quer dizer que esteja correto, visto que pode ser por um lapso do autor ou um erro editorial. 

Você também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais