Festa de São Sebastião em Ipu tem forte expressão da fé e ganha reconhecimento nacional através de selo comemorativo dos Correios
Durante as novenas e missas, padres de outras paróquias foram convidados e o encerramento aconteceu com uma missa presidida pelo nosso Bispo Diocesano Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos. Neste ano, a festa contou com a presença dos padres: Pe. Francisco Alves Magalhães – Paróquia de Nossa Senhora da Saúde de Frecheirinha; Pe. João Batista Nery – Paróquia de Santo Antônio de Cariré; Pe. José Elmir Gomes – Nossa Senhora da Piedade de Coreaú; Pe. Lucas do Nascimento Moreira – Paróquia de São José de Sumaré, Sobral; Pe. Eufrásio da Silva Filho – Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Reriutaba; Pe. Manoelito Quinto Vieira – Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Pires Ferreira; Pe. Raimundo Natálio do Nascimento – Paróquia de Nossa Senhora das Graças, Diocese de Duque de Caxias – RJ, ele que costumeiramente visita à Paróquia neste período e por fim, Pe. Raimundo Nonato Timbó de Paiva – Paróquia de São Manuel de Marco e que por 17 anos foi pároco em Ipu. E é claro que a festa contou também com a participação e organização de seu pároco e vigário atuais, Pe. João Batista Rodrigues de Vasconcelos e Pe. Fábio de Sousa Barbosa.
O tema geral da festa neste ano foi “São Sebastião, protetor dos que vivem a fé” e teve toda a espiritualidade voltada a essa temática, com subtemas diários que se relacionavam com os Evangelhos, fato que proporcionou uma excelente coerência durante as homilias e reascendeu a fé daqueles que participaram dos festejos, o que pode ser observado através do testemunho da paroquiana Samylia Mayra: “Iniciar o ano com a festa do Nosso Santo Padroeiro é uma bela forma de vivificar a nossa fé. E nesse ano, em que o tema central fez referência à fé, pude abrir ainda mais o meu coração à Palavra de Deus. A cada novena, a cada música tocada na Santa Missa e a cada homilia foi possível preencher-me ainda mais da fé transmitida por São Sebastião, santo este, que colocou sempre Deus acima de tudo e não renegou sua obediência a Cristo Jesus, diante das adversidades que lhe foram condicionadas. De modo particular, essa festa foi uma grande graça, pois pude participar de todas as celebrações, recebi a imagem do Padroeiro em minha residência e recebi o sacramento da confissão.” (Samylia Mayra da Costa Siqueira, paroquiana de São Sebastião de Ipu).
A Festa de São Sebastião não só proporcionou envolvimento e participação dos paroquianos e visitantes, como incentivou um trabalho mútuo por partes dos grupos e pastorais, que não mediram esforços para realizar uma bela Festa em homenagem ao santo mártir, trazendo, pois, unidade no serviço pastoral.
Por fim, o nosso Bispo Dom Vasconcelos saudou a Paróquia neste momento tão importante de visibilidade, dizendo: “O selo tem um significado (…). É um símbolo de autenticidade, sinal de fidelidade e segurança. Quando a Companhia Nacional dos Correios e Telégrafos reconhece que a Festa de São Sebastião do Ipu merece um selo, está dizendo que nesta festa existe autenticidade, fidelidade e segurança, que tudo isso se perpetue por todo o sempre!” (Dom. Vasconcelos). E de fato, essa festa proporcionou uma experiência de fé autêntica, fiel e segura com a Pessoa de Jesus Cristo, através da intercessão do jovem santo mártir São Sebastião. In: Ipu Notícias.