aceitado ou aceite?
- Com os verbos auxiliares ter e haver, deve- -se dar a preferência ao uso na voz ativa com o particípio regular aceitado. O mesmo deve ser feito com outros verbos que aceitam dois particípios. Ex.:
1) Se tivesse me dito isso, eu não tinha aceitado o exemplo dado.
2) Já havia aceitado a proposta, quando surgiu outra melhor, mas mantive a palavra.
- Com os verbos auxiliares ser, estar, etc, deve-se dar preferência ao uso na voz passiva com a variante de particípio irregular aceito, de aceitar. Ex.:
1) Ele foi aceito com seus defeitos.
2) Está aceita a proposta.
ATENÇÃO!
1) As formas regulares ganhado, gastado e pagado são evitadas na língua culta.
2) Modernamente, há verbos que não mais são usados como verbos: aceite de aceitar, agora como substantivo; absoluto de absolver; dissoluto de dissolver; devoluto de devolver; escuso de esconder; penso de pender; abstrato de abstrair; aflito de afligir; confuso de confundir; correto de corrigir; direto de dirigir; distinto de distinguir; insurreto de insurgir; tinto de tingir, etc., porque funcionam como meros adjetivos.
3) Outros verbos com duplo particípio: aceitado, aceito de aceitar; acendido, aceso de acender; afligido, aflito de afligir; benzido, bento de benzer; corrigido, correto de corrigir; elegido, eleito de eleger; entregado, entregue de entregar; expressado, expresso de expressar; expulsado e expulso de expulsar; imprimido, impresso de imprimir; isentado, isento de isentar; limpado, limpo de limpar; matado, morto de matar; pagado, pago; pegado, pego de pegar; prendido, preso de prender; salvado, salvo de salvar; soltado, solto de soltar; submergido, submerso de submergir; suspendido, suspenso de suspender (HAA, GI).