Acostumar td.i. ou t.i.

21 views

– Usa-se com objeto direto e indireto ou com objeto indireto apenas. Exemplos:

1) Maria Júlia acostuma a mãe a dormir cedo.

2) “Sempre foi, minha filha. Não é novidade. Você é que devia estar acostumada.” (Moreira Campos. A Gota Delirante, p.80, 2014).3) “Acostumou-se à escuridão da casa, que janelas nunca mais foram abertas desde aquele dia.” (Pedro Salgueiro. Dos Valores do Inimigo, p.50, 2006).

4) “(…) aguardando desesperançoso uma resposta confortadora quando o colega ao lado, colega amigo da onça diz: Quem não está acostumado a isso, dói!” (Abílio Lourenço Martins. Cacos Sublimes. P.109, 2017).

Acreditar – No sentido de admitir como certo, reconhecer como verdadeiro é transitivo direto, não aceita preposição. Normalmente o complemento direto é uma oração subordinada substantiva. Em poucas vezes é substantivo ou pronome. Exemplos:

1) Poucos acreditam que a vida continua.

2) Não acreditar isso.

3) Acreditei a sinceridade.

4) “E nada mais resta, acredito, que se possa dizer sobre a estreia deste novo contista cearense.” (Dimas Macedo. A Letra e o Discurso, p.44, 2014).5) “O lundu eterno do velho sequer foi notado, pois todos acreditavam ser característica intrínseca dos velhos…” (Pedro Salgueiro. Dos Valores do Inimigo, p.91, 2006).

● no sentido de confiar, crer, normalmente é transitivo indireto, sendo o objeto indireto um substantivo ou pronome regido da preposição em. Exemplos:

1) Sou romântico, acredito no amor.

2) Quem acredita Nele está salvo do pecado.

Você também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais