O prédio da Casa de Cultura Valderez Soares está passando por uma ampla reforma na sua estrutura. Construído no tempo do Império, 1925, há praticamente 94 anos, o prédio durante vários anos serviu como “Cadeia Pública” com sua inauguração ocorrida no dia 29 de março de 1933 (foto ao lado).
Fatos históricos – O edifício foi transformado oficialmente em Casa de Cultura levando o nome da saudosa Valderez Soares; inaugurado em grande estilo no dia 29 de março de 2003. Hoje o prédio conta com a sua expressão da cultura, abrigando em suas dependências um Memorial que mostra objetos históricos do município de Ipu e um Auditório de Eventos que leva o nome da “Índia Iracema” do famoso romance de José de Alencar .
Na gestão “Seguindo Avançando” à frente o prefeito Sérgio Rufino, o prédio da Casa de Cultura Valderez Soares está sendo pintado de acordo com Projeto de Lei nº 32/2013 aprovado no Legislativo de Ipu, sua arquitetura e cores são muito semelhante a vários casarões históricos, dentre eles o Centro Histórico do Ceará-Mirim no Rio Grande do Norte, antiga Rua Aurora do “Solar da Família Sá” (Foto ao lado), com seu estilo “Art Nouveau”, onde valoriza as linhas sinuosas e assimétricas do edifício, com tons do vermelho e o amarelo. Fonte: Aconteceu Ipy.