Ipu realiza fórum de prevenção da violência contra adolescentes e jovens

89 visualizações

O Governo Municipal de Ipu, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública realizou na manhã desta quarta-feira (04/12) o 1º Fórum de prevenção da violência contra adolescentes e jovens.

O evento que ocorreu na Câmara Municipal contou com a presença do chefe de gabinete Tião Rufino, representando o prefeito, do secretário da pasta de segurança, Major Eucir de Castro, além de secretários municipais, articulação do Selo Unicef no município e membros da sociedade civil organizada.
O principal objetivo do encontro é discutir estratégicas de prevenção e identificação de situações de risco, além de apresentar condutas para o encaminhamento adequado de casos suspeitos ou comprovados de violência contra crianças e adolescentes. Foram abordados temas como vulnerabilidade social, redes de apoio e proteção, desafios da era digital, entre outros.

As coordenadoras da Vigilância Epidemiológica da secretaria de saúde de Ipu, Lidiana Martins e Germana Autran, foram as palestrantes do evento, trazendo números da secretaria referentes ao tema do fórum “respeitar, proteger, garantir”.

A Lei nº 16.482 de 19 de dezembro de 2017 instituí a Semana Estadual de Prevenção aos Homicídios de Jovens no Âmbito do estado do Ceará e possui como objetivo sensibilizar a população acerca do alto índice de mortalidade juvenil no Estado do Ceará, bem como de promover o debate entre a sociedade civil e a administração sobre as políticas públicas de prevenção que contribuam para reduzir esse índice.

Dados da violência

De acordo com a Secretária de Segurança Pública de Ipu, amparados com dados da Secretária de Saúde os bairros com mais índices de violência na ordem crescente, são: Mina, Pedrinhas e Populares do Pereiros. Fonte: IN.

Galeria de fotos

1º Fórum de prevenção da violência contra adolescentes e jovens

Author: Prof. Sebastião Valdemir Mourão

SÍNTESE SOBRE O AUTOR

Professor universitário aposentado.

Nasceu em Ipu Ce a 24/06/1952.

Mestre em Letras / Linguística pela UFSC em 1989, onde foi membro da comissão que reestruturou o curso de Mestrado e que implantou o Doutorado em Letras na  Universidade Federal de Santa Catarina.

Lecionou nos melhores colégios do Ensino Médio de Fortaleza. Recebeu várias honrarias como professor e possui diplomas de cursos e seminários nacionais e internacionais.

É membro de várias associações e academias, dentre elas ocupa a cadeira n°19 da Academia Cearense da Língua Portuguesa  da qual foi seu presidente em dois mandatos e a cadeira nº 2, da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes da qual foi presidente e fundador.

Foi Conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Ceará, ocupando a Presidência da Câmara de Educação Básica por vários anos.

Figura na Enciclopédia de Literatura Brasileira de Afrânio Coutinho; no Dicionário da Literatura Cearense de Raimundo Girão e Maria da Conceição Sousa e na mais recente publicação da crítica cearense, intitulada Crítica Reunida de Giselda Medeiros.

Você também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Iniciar Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá,
Podemos ajudar?